quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval alternativo!

Oi gente!
Já fui frequentadora dos carnavais mais agitados possíveis, hoje gosto mesmo é de sossego!!! Então, para fugir da "folia" fui pra São Thomé das Letras!
Já conheço São Thomé há alguns anos, mas depois que conheci meu marido é que passei a frequentar mesmo a cidade, vamos sempre pra lá e até compramos um sítio pra podermos, quem sabe, nos refugiarmos de vez por lá! Devemos começar a construir ainda este ano.
STL é uma cidadezinha especial! Tem uma energia diferente. É o tipo de lugar que ou você ama ou odeia na hora. 
Por lá conhecemos muitas pessoas e sempre ficamos na casa de nosso grande amigo-irmão Beto que é uma pessoa especial, indicada por Deus para ser nosso amigo! Ele é casado com a Kiki e tem dois filhos lindos: Órion e Raíra. Amo muito essa família!!!
Mas o que me fez postar São Thomé depois deste carnaval foi um motivo mais "craft" ou artesanalmente brasileiro mesmo!
Na praça central de STL exitem várias lojinhas de artesanato, com  as tradicionais casinhas de pedra dentre outros artesanatos lindos. Mas é na feira que estão as pessoas mais interessantes de STL.

A feira é bem modesta, porém recheada de surpresas artesanais diversas. E o mais legal: essas pessoas vivem deste trabalho! Vivem gente! Se preparam semanas antes de um feriado "trampando" para ter uma "banca" ou "pano" cheio de coisas lindas e encantadoras para os turistas. Eles sustentam a família (muitas vezes numerosa) com suas próprias mãos, dando duro para ganhar o pão de cada dia! E eles moram em casinhas simples, na roça a uns 10 km da cidade, sem carro, vão para a praça a pé, de carona, de moto, ou do que "rolar". Estou falando essas coisas pra vocês para que, da próxima vez que for comprar um produto artesanal ou de algum "hippie" antes de pedir desconto pensem no duro que eles dão para chegarem até ali com aquele trabalho pronto e na família que espera aquela grana.

Esses guinomos são da Flávia e do Mirão


Incensários do Mirão

Ricardo e seus chapéus e prendedores de cabelo em formato de borboletas (em couro)

Espelhos em mosaico feito com a famosa pedra São Thomé

Banca do Ronei com colares, puseiras e brincos feitos com materiais da natureza (sementes e cascas)


Banca linda de duas meninas (desculpem esqueci o nome delas, perdão!!!!) cheia de bonecas, bruxinhas e outras fofurinhas coloridas.

Os famosos chapéus da Regina (Rê) é uma verdadeira febre os chapéus de guinomo por que o Ventania (cantor local) usa sempre um deles. Existem outros modelos a venda nas lojas, mas os da Rê são os mais bonitos e o mais legal é que são feitos de tecidos reciclados (calças velhas por exemplo).

E ainda tem um barzinho bem legal (do Tio Eli) bem em frente. Dá pra comprar e depois de refrescar com uma cervejinha gelada!


Tem mais um monte de gente com trabalhos super legais só que acabei não fotografando todos. Na minha próxima visita (breve, breve) mostro os outros!!!


Por esses e outros motivos eu AMO SÃO THOMÉ DAS LETRAS!!!

Espereo que vocês possam conhecer a cidade um dia!!! Vale a pena não só pelo artesanato, mas também pelas cachoeiras maravilhosas que rodeiam a cidade, pelo pôr-do-sol mais lindo do mundo, pela natureza exuberante e pelas pessoas incríveis que encontramos lá! 

Beijos

Lili

3 comentários:

  1. Lili! Agora sou eu quem pergunto! Cadê você, moça? Conta suas novidades! Mais bolsinhas sairam do forno? :) o que anda aprontando?

    Adorei sua dica para Casinha!

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Eu estava lá!! =D Fui mais pra passear que pra expor, principalmente porque tem muita gente de lá que vive disso, com vc disse, mas tinha um paninho bem tímido com as minhas kanzashis na praça... Isso nos dias que não fui pra uma das cachoeiras maravilhosas de lá! Nasci ali pertinho, conheço desde criança, e agora morando em São Paulo sempre volto pra matar as saudades... Que bom que vc gostou, São Thomé é um cantinho de Minas muito querido pra mim!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de dizer que tb tenho um blog... Vou linkar vc lá, viu? Quem sabe a gente não se esbarra ao vivo em STL da próxima vez?? =)

    ResponderExcluir